terça-feira, 6 de outubro de 2009

2016




O Rio de Janeiro será sede dos Jogos Olímpicos de 2016, apenas dois anos após o Maracanã testemunhar mais uma final de Copa do Mundo. Hype para o Brasil na nova década será apelido. E enquanto as obras – superfaturadas? - já começam, o Mala da Lista entra no clima e sugere um Top 5 de capas de discos esportivas.
Ainda que nem em todas delas as modalidades sejam olímpicas, estampar a parede da sala com estas amostras de artistas doando suor poderá ajudar nas contrações e descontrações de sua barriga enquanto você faz alongamento.

5-Beach Boys enganam - “Surfer Girl” (1963)

Dizem que, de surf mesmo, os Beach Boys não entendiam nada. Era pura, ou quase pura, jogada de marketing relacionando a família de jovens músicos às ondas da Califórnia. E, a julgar por esta capa, não dá mesmo para colocar a mão no fogo pela capacidade de qualquer um deles de sequer equilibrar-se sobre uma prancha. Ou você já imaginou Brian Wilson saindo de um tubo?






4- Novos Baianos maltratam a bola - “Novos Baianos F.C.” (1973)

A ditadura fechava o cerco no Brasil pós-AI 5, mas Moraes Moreira, Pepeu Gomes, Baby Consuelo e toda aquela rapaziada se refugiavam em uma comunidade hippie em Jacarepaguá para fazer música, filhos e gols. Se a habilidade de algum deles entre as quatro linhas teria sido a salvação para a retranca da seleção canarinho no Mundial de 1974, nunca saberemos. Mas pelo menos a paixão da turma bela bola gerou esta impagável capa.



3-Olivia Newton-John emagrece - “Physical” (1981)

Madonna ainda não existia para o mundo pop quando Olivia Newton-John já exercia o papel de diva-do-pop-relativamente-descartável-que-provoca-sexualmente-seu-público. No clipe da faixa-título deste álbum, por exemplo, ela veste o mesmo traje de ginástica da capa, enquanto massageia uns gordos e flerta com uns fortões oleosos metidos em sungas obscenas.




2-David Lee Roth entra numa fria – “Skyscraper” (1988)

David Lee Roth manda bem. Quem, se não ele, para aparacer em uma capa de álbum fazendo alpinismo? Elástico, ele adorava abrir espacate e realizar outras peripécias acrobáticas em seus shows, e na turnê de “Skyscraper” consta que aparecia surfando sobre a platéia e lutando em um ringue de boxe. Aqui, sua cara é de confiança, mas eu arriscaria dizer que o ex-vocalista do Van Halen está petrificado de pavor, segurando como podia as rochas para não voar penhasco abaixo em plena sessão de fotos.



1-Madness aposta corrida - “Keep Moving” (1984)

A bolacha não está entre as mais importantes dos icônicos ska-punks ingleses, tampouco sua capa é a melhor da discografia da banda – “One Step Beyond” ainda é insuperável -, mas mesmo assim sobra fôlego para que esta "Keep Moving" ultrapasse a linha de chegada como o número 1 da lista.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.