domingo, 11 de outubro de 2009

Dia das Crianças



Você aí que é criança. Você que se comporta como uma. Você que não suporta ver nenhuma pela frente: corra até a prateleira e procure bem, porque acabará encontrando alguma velha bolacha de capa infantil, mas que encarte conteúdo musical adulto.
E aproveitando, aliviado, que a escola aí do seu lado não está funcionando hoje, celebre este Dia das Crianças com dois Top 5 de presente. Um de meninos e meninas, e outro com aqueles que quase nem crianças ainda são, de tão recentes. Sim, eles, os bebês.
TOP 5 CRIANÇAS
5-U2 - "War" (1983)
Pois é, eu disse infantil. Mas percebe-se, pelo olhar do garoto, que o caso não é exatamente este. O terceiro disco do U2, ainda na interessante fase inicial da banda, com traços bem marcados do pós-punk britânico, falava sobre guerras, terrorismo, religião. E sobre como isso tudo misturado é uma grande merda. O jovem da capa, Peter Rowen - que já ilustrara o álbum de estréia dos irlandeses, "Boy" (1980) e estamparia também outros trabalhos dos irlandeses - resume a idéia com um olhar.



4- Smashing Pumpkins - "Siamese Dream" (1993)

Em 2007, quando Billy Corgan reativou os Smashing Pumpkins com uma nova formação, lançou no site do grupo uma campanha de busca às gêmeas siamesas da capa deste disco, que contém o hino indie "Today". "Como vocês sabem, elas eram bem jovens quando as fotos foram realizadas", dizia a nota. "Elas não estão mais ligadas entre si, pelo que sabemos". Desde então, ninguém parece ter atendido ao apelo. Melhor, assim dá-se ao tema o devido tratamento de mito pop, ao invés de sermos obrigados a verem as "ex-siamesas dos Pumkins" anunciando no 1406 ou coisa do gênero.


3- Titãs - Go Back! (1988)

Bacana mesmo é o encarte completo, sobretudo em vinil, com fotos dos então oito Titãs, principalmente pelo Branco Mello bebê. Mas os quatro que ficaram com a capa já garantem os suspiros de "que fofo". Eu precisaria estar com a bolacha em mãos para ter certeza, mas acho que é o Marcelo Fromer o que está montado num Fuscão, o Paulo Miklos o que carrega uma ave (galinha?), o Sérgio Britto o que brinca com algo tipo uma arma de brinquedo, e o melhor de todos, o Tony Bellotto vestido de escoteiro.




2-Sonic Youth - "Murray Street" (2002)
A idéia de Thurston Moore e Kim Gordon não tinha segredo: soltar sua filhota, que atende pelo nome de Coco Hayley Gordon Moore - os caras são ou não são os mestres? - num jardim na Murray Street, em Nova York, onde a banda tinha um estúdio. Mas o resultado, convenhamos, superou a encomenda, de tão bonito e estranho.


1-Milton Nascimento e Lô Borges - "Clube da Esquina"

Eu e mais um bocado de gente passamos um bom tempo achando que os personagens desta capa eram os próprios Milton Nascimento e Lô Borges, posto que há uma boa dose de semelhanças físicas entre os garotos e os cantores. E, afinal, eles já se conheciam há muito tempo. Mas é só parar para pensar por trinta segundos. Em primeiro lugar, com a idade da dupla, as fotos nunca seriam coloridas; em segundo, Milton é dez anos mais velho que Lô.
Confesso que fiquei um pouco decepcionado quando me dei conta. Só que o impacto do retrato feito pelo fotógrafo Cafi é enorme mesmo assim. Resume, de uma forma que vai ser difícil explicar, toda a atmosfera do disco, de nostalgia, amizade, melancolia.





TOP 5 BEBÊS

5- The Cure - "Galore" (1997)
Já que tinham que lançar coletâneas oficiais de singles para raspar mais um troco, Robert Smith e companhia pelo menos se prestavam à dignidade de escolher capas intrigantes para seus Best Of. E se a portada do primeiro, "Standing on a Beach", que capta a primeira e mais gótica fase do grupo inglês (1976-1986), trazia um idoso, o segundo, mais pop e indie, era embalado por um bebê tomando sorvete. E a julgar por sua cara, o pimpolho está comunicando à mãe presente nos bastidores da sessão de foto que o conteúdo gelado da casquinha que segura já foi devidamente processado e agora repousa, quente, em sua fralda.



4- Van Halen - "1984" (1984)

Antes que ultrapassasse, somente nos EUA, a marca de dez milhões de cópias vendidas, este álbum do Van Halen teve problemas com alguns lojistas. Bem, estamos falando dos mid-eighties, época em que as puritanas comandadas por Tipper Gore (mulher do hoje popstar político Al Gore) comandaram uma cruzada contra qualquer sinal de "imoralidade" na música pop. E a capa de "1984" traz um querubim com um topete naipe Elvis fumando um cigarrão.




3-Morrissey - "Years of Refusal" (2009)

Observe bem o jeito com que Morrissey segura o pequeno. Você o contrataria como baby sitter? E o curioso é que tanto o cantor quanto seu novo amiguinho parecem estar se divertindo nesta sessão. Que é cheia de significados, aliás: o bebê é filho de um assistente do ex-Smiths com uma mulher que conheceu em um de seus shows.





2-Sigur Rós - "Ágætis Byrjun" (1999)

O que faz bandas como o Sigur Rós tão especiais, é, além obviamente da música, a sua capacidade de se cercar de gente que possa traduzir visualmente ao mundo seu universo impenetrável. E um grupo que, não bastando vir da Islândia, ainda inventa um idioma para compor canções (Vonlenska), não ia aliviar no hermetismo na hora de encomendar a arte de um álbum. Sobrou para o artista Gotti Bernhöft conceber, com caneta Bic, este bebê-alien-anjo inesquecível.




1-Nirvana - "Nevermind" (1991)
Possivelmente o mais famoso dos bebês pop, este que nada rumo ao dólar no anzol chama-se Spencer Kenneth Royce Elden e já se conformou de que passará a vida dando entrevistas sobre aquela sessão de fotos. E também a respeito das discussões que gerou, o que incentivou a Kurt Cobain a sensatamente acusar de "pedófilos" os que vinham problemas no pinto exposto. Dez anos mais tarde Elden inclusive posou para uma recriação da foto. Conta-se que seus pais receberam apenas 200 mangos pela sessão. E depois é a Courtney Love a muquirana da história toda.




3 comentários:

  1. É! Mas o meu voto ainda vai para a foto do bebê loirinho mostrando o dedo! hahahahaha muito boa a lista. ;) Saudades do Van Halen também.

    ResponderExcluir
  2. Bom, a idéia original do álbum do Nirvana era usar uma foto de catálogo, mas ia custar uns US$ 7K. E os caras nem sabiam o quanto ia virar. Fora que o cara (Spencer) parece se divertir com o fato. Nem foi tão muquirana assim, vá :-) (fonte: http://en.wikipedia.org/wiki/Nevermind#Packaging)

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.