segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Astros do Rock




Como no caso das flores que estampam uma porção de capas de discos, os artistas gráficos também não são totalmente originais quando escolhem a Terra, o Sol, a Lua e outros astros e satélites para ilustrarem a cara de suas bolachas. Podem, é verdade, encontrar soluções criativas para o uso dos planetas, como vemos neste novo post.
São dois Top 5, um neste post e outro no seguinte. Neste primeiro, só capas que usam a Terra como tema. No seguinte, a Lua ou outros companheiros de galáxia localizados a alguns milhõezinhos de anos-luz daqui. O critério novamente são os projetos gráficos, e não os álbuns em si. Embora também só discos legais tenham entrado no páreo.

TOP 5 TERRA

5-Afrika Bambaataa – “Planet Rock: the Album” (1986)
Em sua discografia há outro álbum com nosso planeta na capa (“The Light”, de 1988), mas este, convenhamos, é muito mais engraçado. A direção de arte é de Monica Lynch, co-fundadora da fundamental gravadora de hip-hop Tommy Boy Records.



4-Jean Michel Jarre – “Oxygene” (1977)

Um dos primeiros álbuns com mensagem ecológica, tem capa criada por Michel Granger que é ao mesmo tempo naïve e forte. Até então caveiras eram quase que exclusivamente ícones de metaleiros e fãs do Grateful Dead do que emblemas para perfumados tecladistas franceses. Ah, e sim, o disco é classe. Parente direto de outros experimentalistas ambient da época, como Brian Eno.


3-Public Enemy – “Fear of a Black Planet” (1990)

O mais explosivo álbum do Public Enemy não poderia ter uma capa pouco impactante. Aqui, a Terra está prestes a ser enquadrada na mira de Chuck D, Flavor Flav e sua turma. E a julgar por “Burn Hollywood Burn”, “Can’t Do Nuttin’ For Ya Man” e outras faixas do repertório, dava para levar os caras bem a sério. 


2-Pixies – “Bossanova” (1990)

Com o quarteto de Boston, tudo tinha que ser diferente, esquisito. Aqui está o Planeta Terra, mas na concepção do artista gráfico inglês Vaughan Oliver ele é envolto por um anel como o de Saturno e compõe uma espécie de painel astrológico bizarro com imagens de bichos e objetos bem estranhos.




1-Coldplay – “Parachutes” (2000)

Não sei porque, mas demorei um tempo até sacar que a bola amarela que ilustrava a capa do trabalho de estréia da banda era, na verdade, um globo como estes que estudávamos na escola.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.