terça-feira, 17 de novembro de 2009

No ar...






Sai esta semana o primeiro e homônimo disco do Them Crooked Vultures, o trio formado por John Paul Jones, ex-baixista do Led Zeppelin, Josh Homme, guitarrista e vocalista do Queens of the Stone Age, e David Grohl, líder do Foo fighters e ex-baterista do Nirvana. Pelo que já dá para escutar no site, soa bem parecido com o que se esperaria de um encontro entre os três "abutres malandros" do título: alto, com pegada e suingadão.
É a terceira superbanda da qual Homme e Grohl participam. Ambos fizeram parte do QOTSA na fase em que contavam também com o ex-Screaming Trees Marc Lanegan nos vocais. Antes disso, Grohl tocara na Backbeat Band, fazendo covers dos Beatles para a trilha do filme de mesmo nome lançado em 1994, na companhia de Thurston Moore (Sonic Youth), Mike Mills (R.E.M.) e Greg Dulli (o então ativo Afghan Whigs) e David Pirner (Soul Asylum); já Homme comandou por vários anos as Desert Sessions, projeto com o qual colaboravam figurinhas como PJ Harvey e Dean Ween.
Claro que a capa com o abutre inspirou um Top 10 com outras ilustradas por aves, cada qual com sua espécie diferente. Por ordem de quão legal são as capas, ei-las:

10-Os Mutantes - "Haih... ou Amortecedor" (2009) -

Interessante, embora muito aquém da maior parte de seus antecessores, o disco da nova formação dos Mutantes saiu este ano sem Rita, Arnaldo ou Liminha. E traz um corvo pra lá de esquisito na capa.








9-Queen - "A Night at the Opera" (1975)

Não vou cometer aqui a gafe de dizer que é um cisne, uma garça ou sei lá o quê. Se algum fã do Queen ou especialista pássaros souber de qual espécie se trata, me avise por favor. Seja o que for, dá perfeitamente para imaginar o bichão bailando "Bohemian Rhapsody" em comunhão com os leõezinhos e o Freddie Mercury.





8-Antônio Carlos Jobim - "Urubu" (1976)

Percebe-se que, como estratégia complementar de venda de mais um disco de Jobim no exterior, alguém tentou romantizar a imagem de um urubu. Imagino que nenhuma "liner note" de encarte explicou à época quais são os pratos favoritos ou o habitat natural destas nossas conhecidas aves.



7-Rush - "Fly By Night" (1975)

O Rush ainda era muito mais uma potente banda de hard rock do que um ícone progressivo quando pariu este disco. O segundo do trio canadense é o primeiro com Neil Peart, que chegou chegando com suas baterias milimetricamente elaboradas e letras para as canções. Ilustra o début a imensa coruja azul (a que "voa à noite", suspeito), embora os mais maldosos prefiram comparar a voz de Geddy Lee a aves de rapina ou araras.



6-Faith No More - "Angel Dust" (1992)

O primeiro aviso do quão impactante era este disco vinha de um velho truque: aliviar a barra na capa - uma exuberante e imaculada garça - e sentar a mão na contracapa - um mostruário de carnes cruas penduradas. Quem ignorou a deixa se surpreendeu em dobro com o conteúdo sônico da bolacha encartada, uma milagrosa zona fronca na fronteira entre territórios normalmente não amistosos entre si, como música de cabaré, industrial, funk, balada, death metal e uns quantos outros mais.



5-El Guincho - "Alegranza" (2007)

Poderia ser uma armadilha para atrair gringos. Mas a arara contraposta a uma espécie de favela psicodélica acaba sendo estranhamente digna de representação de como soa este imperdível álbum.



4-Robert Wyatt - "Shleep" (1997)

Também não poderia afirmar que pássaro é este. Só sei que ele transporta o próprio Robert Wyatt, este senhor que ainda do alto de seus 65 anos continua fino. Uma verdadeira autoridade com mais de quatro décadas de underground, e que provavelmente estava tentando reproduzir algum sonho voador nesta capa - deste que caiu de uma janela em 1973, Wyatt vive sobre uma cadeira de rodas.



3-Patti Smith - "Wave" (1979)

Em um dia de ressaca, dependendo da escolha da roupa e do penteado, Patti Smith pode perfeitamente incorporar a bruxa medonha ou alguma outa personagem de contos infantis. Acompanhada de pombas e encarando a câmera deste jeito, não precisa nem tomar a primeira dose. (Na contracapa do vinil, ela e os quatro caras da banda rodeiam uma gaiola com mais quatro pobres palomas).



2-Mundo Livre S/A - "Guentando a Óia" (1996)

Um dos melhores momentos da discografia de Zero Quatro e fiéis comparsas, tem "Free World", "Destruindo a Camada de Ozônio" e a versão do autor de "Computadores Fazem Arte", entre outros projéteis. De quebra, ainda vem com uma galinha na capa.




1-Mogwai - "The Hawk is Howlling" (2008)

A mesma nuvem de melancólica magia que troveja relâmpagos ruidosos em ouvintes de Mogwai parece ter possuído a alma desta ave. Não se trata apenas de um falcão, mas sim do falcão do Mogwai. E ele, como diz o título, está ganindo. Senhores, abram alas para Ele, o falcão do Mogwai.


Um comentário:

  1. boa a lista, mas faltou o maior clássico de todos os tempos. discharge - never again. impossível não lembrar do disco cada vez que uma pomba (pomba é ave? enfim...) está esfacelada no chão.

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.