quinta-feira, 18 de março de 2010

Glauco




Não vai dar para escapar do desgradável e tristíssimo assunto da semana, o assassinato do cartunista Glauco e seu filho Raoni. Graças ao fanatismo religioso, esta praga que mata mais do que tsunamis e terremotos, a tríplice entente do humor sequencial corrosivo paulistano ficou órfã de um de seus vértices – os outros, todo mundo sabe, são Angeli e Laerte. Glauco era para mim o medalha de bronze entre os três, mas adoro e continuarei a adorar o tosco personagem Geraldão e as charges políticas, destaques em meio a outros milhares de trabalhos do desenhista.

Sua astúcia e traço inimitável faz com que cada quadrinho, sozinho, pudesse render facilmente uma capa de disco. Mas, se não me engano, Glauco nunca assinou a arte de uma bolacha ou um CD. Precisaria vasculhar nos sebos paulistanos para confirmar isso, e não será possível agora, portanto alguém me avise se estiver enganado.

Mas alguma homenagem a Glauco, mesmo que indireta e rápida, este blog teria que prestar, dentro da esfera musical. Então aqui vão cinco capas de álbuns influenciadas por quadrinhos. Ou seja, que têm pelo menos os balõezinhos. E um brinde ao humor ácido.

5-The Mothers of Invention – “Freak Out!” (1966)

Leitura psicodélica Jack Anesh para o disco duplo de estreia da banda de Frank Zappa.



4-Pavement – “Wowee Zowee!” (1995)

De Steve Knee, que já fex capas para Apples in Stereo e Dave Matthews Band. Coincidência: “Wowie Zowie” é o nome de uma música do disco do Mothers aí em cima.




3-Planet Hemp – “A Invasão do Sagaz Homem Fumaça” (2000)

O melhor e mais eclético disco – e o último de estúdio – da banda carioca e sua ótima capa estilo HQ na favela.



2-Sonic Youth – “Goo” (1990)

Um clássico na onda de Roy Liechtenstein. Do artista Raymond Pettibon, irmão de Greg Ginn, do Black Flag, com base em uma foto de Maureen Hindley e David Smith. Eles estavam a caminho do julgamento da irmã de Maureen, Myra e Ian Brady, casal de serial killers ativo na Inglaterra nos anos 1960.


1- Big Brother & the Holding Company – “Cheap Thrills” (1968)

A mais famosa entre as várias capas de disco que o gênio Robert Crumb criou foi essa para a banda de Janis Joplin. Entre as outras que assinou, várias foram para seu próprio grupo musical, The Cheap Suit Serenaders.













Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.