segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

Kiss, Kiss, Kiss




Nesta terça-feira faz 29 anos que John Lennon morreu baleado por Mark Chapman. Nunca deixo passar a data, porque para mim é fácil de lembrar: o fã com problemas mentais tirou a vida do mais marcante dos rapazes de Liverpool um dia antes de que eu completasse dois anos.
Ainda sinto, numa infantil beatlemania, algo estranho em relação à proximidade dos dois fatos. E também acho curioso que tenha, mesmo inconscientemente, coexistido com Lennon. Sua lenda é tão sem tamanho que ele parece ter vivido em uma outra e encantada era, e não nas mundanas quatro décadas que antecederam minha chegada ao mundo. Fãs de Nirvana nascidos no começo dos anos 1990 devem sentir algo parecido com relação a Kurt Cobain, e especulo que muito bebê deste 2009 estabelecerá no futuro algum tipo de conexão sem nexo entre sua data de nascimento e a morte de Michael Jackson.

Outra coisa que sempre me vem à cabeça em 8 de dezembro é a capa de "Double Fantasy", o disco que John lançou, em colaboração com Yoko, três semanas antes dos disparos. A bolacha marcava não só a retomada, em grande estilo, de sua carreira musical (deixada de lado por cinco anos em favor da paternidade), mas também uma reconciliação com a amada japonesa. E a capa era o reflexo da nova fase, com o retrato do casal se beijando. A atmosfera carinhosa contagiou as músicas, mais especificamente a engraçada "Kiss, Kiss, Kiss", de Yoko.

Foi o suficiente para inspirar, direta ou indiretamente, uma série de outras capas que flagram beijos. Mais um crédito do mundo pop que vai para Lennon, e que este blog trata de reconhecer com este top 10.


10-Bloc Party - "Intimacy" (2008)

Intimidade, ao menos no conceito do Bloc Party, é o beijo já escrito, mas ainda por acontecer. Plasticamente, o mais legal desta foto é o desenho sinuoso formado pelo espaço entre as bocas e os narizes.










9-Bob Dylan - "Together "Through Life" (2009)

Extraída de uma sessão de Bruce Davidson, fotógrafo de amplo acervo sobre a fauna urbana americana (de famosos e anônimos), capta dois supostos membros de uma gangue novaiorquina em um amasso motorizado. Especula-se em fóruns que poderia se tratar de um beijo entre dois homens, mas não dá para ter certeza.


8-Picastro - "Whore Luck" (2007)

O beijo-fusão que estrela este projeto gráfico é tão peculiar como o som desta banda de Toronto, um indie rock calmo e estranho à base de violoncelo, guitarras e a voz de Liz Hysen. A cantora divide seu tempo entre suas delicadas canções e aulas de comunicação que professa a crianças e adultos surdos (ela é uma rara exceção que escuta em uma família de deficientes auditivos).


7-Cidadão Instigado - "O Método Tufo de Experiências" (2005)

Até hoje não sei direito o que é o método tufo, mas este disco, um dos mais ousados da década, já começa a chamar a atenção pela romântica capa. Engraçado como o jovem de camisa preta do desenho segura a moça com a palma da mão bem aberta.



6-Elvis Presley - "Love, Elvis" (2005)

Sempre é possível farejar a caça a níqueis nas compilações. Mas a gente deixa passar quando a capa destas duvidosas seleções são tão divertidas. Reparem na linguada que o Rei do Rock dá na rapariga. Alfred Wertheimer, fotógrafo que acompanhou Elvis na aurora de sua carreira, não perdoou e flagrou.



5- The Cure - "Kiss me, Kiss me, Kiss me" (1987)

Já sei, não há nada acontecendo aqui, mas a equação close do lábio + nome do disco resulta em uma escancarada ode ao beijo. Será que a boca com batom é do Robert Smith?



4-Tricky - "Blowback" (2001)

Certos casais maconheiros se beijam assim, soltando fumaça um na cara do outro. No meu tempo, isso se chamava "peruana", e não precisava ser algo necessariamente erótico, como na bela cena entre Tricky e a ex-musa Martina Topley-Bird registrada por Anton Corbijn. Pelo contrário. Era muito mais normal que você fosse apresentado à prática por aquele seu camarada sem neurônios do que pela gatinha da classe na qual você estava de olho.




3-Jards Macalé - "Contrastes" (1977)

O único item da lista prévio a "Double Fantasy", é também uma das capas mais turbulentas da Música Brasileira. Na original, Macalé aparecia em um malho bucólico com sua então esposa, a hoje renomada escritora cearense Ana Miranda. Quando o compositor carioca foi relançar o trabalho em CD, já nesta década, o encarte foi vigorosamente vetado pela ex. "Já não tenho nenhuma afinidade com Macalé", disse Ana em uma entrevista à revista Veja. Ele se vingou, editando a versão digital com o retrato queimado. Aqui, as duas capas: Macalé se dando bem e Macalé beijando a boca fantasma.






2- John Lennon & Yoko Ono - "Double Fantasy" (1980)"

Pois eis a dita cuja. Yoko posa angelical, John sorri enquanto a beija. Um retrato tão definitivo que serviu de inspiração para a fotógrafa Annie Lebovitz naquela que seria considerada a melhor foto de capas de revistas em 40 anos: a que fez para a Rolling Stone americana, com nu enganchado em Yoko, em sessão realizada no dia do assassinato.



1- Suede - "Suede (1993)

As grandes obras estão aí para serem superadas. E, em termos de impacto estético, a capa do álbum de estréia do Suede deixa para trás até o motivo desta lista. Andrógina como o som da banda inglesa, teria causado ainda mais controvérsia do que já causou se seus críticos conhecessem a versão original, da fotógrafa, escritora e ativista gay americana Tee Corinne, morta em 2006. Sem o close, vê-se ambas as mulheres nuas, e a da direita está em uma cadeira de rodas.



2 comentários:

  1. E esse do Bloc Party dizem ter sido "roubado" da Party Intima!! ahahah

    http://colunistas.ig.com.br/lucioribeiro/files/2008/11/blocpartyintima.jpg

    ResponderExcluir
  2. ameiiiiiiiiiii.eu linda rosa

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.