sábado, 9 de outubro de 2010

Dia das Crianças: eles também tiveram o seu




Em 2009, a edição de Dia das Crianças do Mala da Lista celebrou as cinco melhores capas de álbuns protagonizadas por meninas e meninos, e as cinco mais legais com bebê. Este ano, especialíssimo pelo nascimento do André, o Malinha da Lista da foto acima, pede comemoração ainda mais dedicada, em moldes parecidos.

Por isso aqui vai nova seleção de portadas, só que agora valem apenas as que trazem fotos dos próprios artistas quando pequenos.

*“Go Back”, dos Titãs, seria uma das favoritas, mas dança porque foi utilizada no post do ano passado (faltou visão a longo prazo ao Mala, que ainda não havia concebido um top 10 só com os futuros astros).

 

10-Beto Guedes – “A Página do Relâmpago Elétrico” (1977)


A sensacional foto que ilustra “Clube da Esquina” (1972), o campeão do outro post de capas infantis, fez escola na turma de Milton e Lô Borges. O chapa Beto Guedes quis uma parecida logo no trabalho de estreia.



9-John McLaughlin – “Electric Guitarrist” (1979)



É impressão minha ou transparece um certo ar de maturidade no olhar do então jovem guitarrista inglês? Ele parece mais velho, não?



8-Caetano Veloso – “Uns” (1983)


Caetano já disse que esta é uma de suas capas preferidas. Deve ser não só pelo aspecto nostálgico, mas também porque os que aparecem na foto em sua companhia são seus irmãos Rodrigo e Roberto.



7-Johnny Cash – “American VI: Ain’t No Grave” (2010)



Percebe-se que pouca coisa mudou na fisionomia de Johnny Cash entre as quase sete décadas que separam sua infância de sua morte, em 2003. O retrato estampa seu recém-lançado álbum póstumo, com sobras de sua aclamada série de regravações “American”. Inclui sua composição “I Corinthians 15:55” que, dizem, teve inspiração bíblica. Mas não sei não, está mais para o horário em que a Fiel se senta à frente da TV aos domingos.



6-Eric Clapton – “Reptile” (2001)

Como o número 7 e outros dois deste top 10 sugerem, este tipo de capa esteve em alta na última década. Esta com Clapton é das mais simpáticas.



5-Stan Getz – “Captain Marvel” (1972)



Outra, digamos, fofa. E um elemento “raízes”para contrabalancear a mudança de estilo de Getz, que neste disco mandava um abraço às tradições e aderia à novidade daquele período, o jazz fusion.



4-Billy Cobham – “Life & Times” (1976)



Já que falamos em jazz fusion, um dos mais notáveis bateristas do gênero também acatou a ideia de revisitar os “early years” na capa. O efeito da mão segurando a foto envelhecida – o panamenho Cobham tinha 6 anos então – ainda deu um toque extra de beleza.


3-Paul McCartney – “Chaos & Creation in the Backyard” (2005)



Nem mesmo entre os Beatles a ideia fora original, pois John Lennon já reverenciara sua juventude na embalagem de “Rock’n’Roll”, seu disco revivalista de 1975. Mas a capa deste senhor álbum de Paul, produzido por Nigel Godrich (o homem por trás dos discos do Radiohead), brilha por mostrá-lo já sendo um músico mirim, mesmo estando no desestimulante cenário formado por lençóis lavados pela Sra. McCartney. Ah, e a de Lennon fica de fora porque na verdade ele já era um jovem adulto quando se deixou clicar em jaqueta de couro.


2-Phil Collins – “Going Back” (2010)



Nos mesmos moldes do número 3, um histórico registro de Phil Collins já se aventurando com as baquetas anos luz-antes do estrelato. A imagem condiz, aliás, com a proposta deste disco que acaba de sair, preenchido por releituras de canções que ele ouvia na juventude (para isso até monstros sagrados dos estúdios da Motown, como o baixista Bob Babbitt, foram recrutados). Mas... OK, admito: a capa é incrível na verdade por atestar que sim, um dia Phil Collins teve cabelo!


1-Lil Wayne – “Tha Carter III” (2008)


Não precisava da brincadeira photoshopística de enxertar na foto os badulaques gangsta (as tatoos e os anéis de ouro); nem do sempre vendável selo de “Parental Advisory”; também não importa o fato de pelo menos outros dois rappers mainstream já terem estampado suas bolachas com fotos de crianças antes (Nas em “Illmatic” com imagem dele menino, e Notorious B.I.G. em “Ready to Die” com um baby alheio). Nada impediria Lil Wayne de levar o trono com esta capa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.