segunda-feira, 5 de julho de 2010

Happy Anniversary



Parece que foi ontem que o post Um Lobisomem Americano em Peruíbe inaugurou este blog. Mas não, a estreia completa hoje exatamente um ano. E para celebrar estes primeiros 365 dias, ou 48 posts sobre 45 assuntos, o Mala da Lista dá os parabéns a si próprio com uma seleção de melhores canções sobre aniversário. Um terreno, aliás, pelo qual navegaram dezenas e dezenas de artistas, de The Roots a Uriah Heep. Um Top 5, vai, porque se não também é muita auto-bajulação.

*Menção honrosa para “Happy Anniversary”, hilária música que a banda fictícia The Quadratics canta na corrosiva película “Welcome to The Dollhouse” (1995), de Todd Solondz (“Happiness”, “Palindromes”). Não liberam isto na rede de jeito nenhum.

5-Stevie Wonder – “Happy Birthday” (1980)

A recente aparição de Stevie em Glastonbury contou com esta homenagem ao megafestival inglês, que em 2010 completa 40 anos. Engraçadíssima a participação vocal sem noção do criador do evento, Michael Eavis.



4-Ira! - “Envelheço na Cidade” (1986)

Um clássico para qualquer um nascido no Brasil entre a segunda metade dos anos 1970 e a primeira dos 1980. Sempre me intrigou a escolha do verso “envelheço na cidade”.





3-Beatles – “Birthday” (1968)

Impressionante esta versão de Paul em carreira solo para a pedrada do “White Album”. É fascinante ver as canções que os Beatles nunca tocaram ao vivo sendo executadas à perfeição no palco.




2- Curtis Knight – “Happy Birthday” (196?)

Um certo Jimi Hendrix acompanhou o obscuro soulman Curtis Knight pouco antes de despontar para o estrelato. E o cara não queria nem saber: metia sobrecargas de wah-wah e reverbs nas levadas de guitarra sem nem perguntar se poderia. Seu estilo estava mesmo em seu DNA. No começo dos anos 1990, a base de bateria e baixo desta canção seria magistralmente sampleada por e Urban Dance Squad (a série de vinhetas “Life’n Perspectives”) e Beastie Boys (“Jimmy James”).




1-Sugarcubes – “Birthday” (1988)

Há quem trocaria toda a experimentação da discografia solo de Björk pela objetividade melódica e beleza desta única faixa de sua ex-banda. Não que a canção – o primeiro single dos Sugarcubes – fosse algo parecido com algo que alguém já houvesse escutado antes. Se a islandesa ainda surpreende em seus atuais álbuns, dá para imaginar o impacto de “Birthday” em seu lançamento, há 22 anos. O clipe também antecipava o leque de peripécias visuais que ela tanto exploraria em sua trajetória individual, com direito a um jantar bizarro nas misteriosas termas de seu longínquo país. Ah, e que pitelzinho era Björk naqueles dias...











Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.