terça-feira, 4 de maio de 2010

Todos os Olhos



Vi que um canal da TV espanhola vai passar um ciclo de cinema chamado “La Navaja de Luis Buñuel”, em clara alusão à inesquecível cena do corte de um olho no filme “Um Cão Andaluz”, que o cineasta e seu compatriota Salvador Dalí dirigiram em 1929. Era o que faltava para compor a cadeia de coincidências nonsense da semana: globos oculares. Sim, algo já me parecera estranho quando vi Neymar (foto) com seu óculos protetores high tech (e olho vermelho de replicante) que o craque acabou não usando na sofrida final do Paulistão. Pouco antes eu soubera que quinta, agora, será Dia do Oftamologista. E justo eu, que há pouco inaugurei minha faceta Quatro Olhos.

Enfim, tudo a ver com tudo, nada a ver com nada. Um samba-do-crioulo-doido que é mera desculpa para que caia em vossos colos um Top 10 de capas de álbuns ilustradas por olhos. Reparem que o pessoal caprichou no quesito aflição: a navalha de Buñuel e Dalí fez escola.



10-Caetano Veloso –“Circuladô” (1991)



Começamos caetaneando. Uma proposta colagem. Um lance assim, super conceito.



9-Michael Jackson – “Dangerous” (1991)



Se alguma escola de samba fizesse um enredo em homenagem ao Rei do Pop, este seria o carro abre-alas. Curioso como lá em 1991, há quase 20 anos, Michael já colecionava cirurgias plásticas nos olhos.



8-Olho Seco – “Olho por Olho” (1989)



A lendária banda punk paulistana tem várias capas escrotonas envolvendo olhos. Essa, para mim, é a mais impactante. Vou pensar duas vezes antes de comprar minhas próximas latas de sardinha.



7-José Mario Branco – “Mudam-se os Tempos Mudam-se as Vontades” (1971)



Conheci este esquisito disco no blog do Paulo Beto, vulgo Anvil FX, um dos pioneiros da eletrônica no Brasil e incansável pesquisador de bolachas obscuras. Mistura de rockão dos anos 70 com folclore das antigas de Portugal - o país de origem de Branco -, tem uma canção chamada “O Charlatão” e esta intrigante capa. O que já faz valer uma certa pena.



6-Gilberto Gil – “Raça Humana” (1984)



Dezoito anos antes de seu tributo a Bob Marley – batizado horrivelmente de “Kaya n’Gan Daya” – Gilberto Gil já brincava de fazer reggae. Alguns experimentos deram certo e até viraram hit, como “Vamos Fugir”. E a capa da bolacha, com o que parece ser o então futuro ministro espiando a Humanidade pelo buraco da fechadura, também ficou para a posterioridade.



5-Matamachete – “Tanin No Kao” (2008)



Bisneta da cena de “Um Cão Andaluz”, esta capa triunfa mais no quesito angústia do que o som deste grupo suíço, uma variação do sempre bunda-mole nu-metal americano. Divertida mesma é a cover de “Cabeça Dinossauro”, aquela mesma dos Titãs, que aparece no final do álbum. Nem de longe tão boa quanto a original, claro.



4-The 13th Floor Elevators – “The Psychedelic Sounds of the 13th Floor Elevators” (1966)




Roky Erickson, o vocalista desta banda, foi para muitos a resposta americana a Syd Barrett. Pela parte boa – o som brabo psicodélico – e pela parte ruim – como o colega, ele também pirou. O estranho olhinho dentro do estranho olhão era um curioso presságio. Conheça mais sobre Roky e sua conturbada saga mental no muito recomendável documentário "You’re Gonna Miss Me”.



3-The La’s – “The La’s” (1990)



Ufa, algo mais convencional para aliviar. Simples e belo, como o som desta banda inglesa de sucesso relâmpago no mundinho indie de 1990.



2-Mr. Bungle – “Disco Volante” (1995)



Chega de descanso: Mike Patton neles. O que seria, aliás, isto em volta do olho? Bizarro, não?



1-Tom Zé – “Todos os Olhos” (1973)



Muitos leitores já conhecem a história. Aos que não estão a par: para reproduzir um olho, Tom Zé mandou colocar uma bola de gude em um local específico da anatomia de uma modelo. Observe bem e diga (mentalmente, se estiver no trabalho, por exemplo) qual seria. O próprio baiano se arrependeu da ousadia pelo menos em um momento de sua carreira – quando foi “descoberto” por David Byrne e, diz a lenda, escondeu “Todos os Olhos” ao mostrar sua coleção ao Talking Head.

Um comentário:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.