sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Caras Pintadas


Foto: Next Movie

Agosto de 1992 ficou conhecido como o mês da explosão do chamado Movimento dos Caras Pintadas, fenômeno jovem que – obviamente - não foi o causador direto do impeachment de Fernando Collor de Mello, mas pelo menos contribuiu em algo.

E, mais do que isso, acabou sendo a última vez em que os politicamente passivos brasileiros levantaram a bunda da cadeira para protestar, de forma minimamente contundente e organizada.

De lá para cá, infelizmente pouco mudou em nossa cultura de corrupção, vide o Mensalão, que começou a ser julgado ontem. O que não impede este blog de prestar sua homenagem aos 20 anos dos Caras Pintadas com um Top 10 capas de disco ilustradas pelos... bem, os Caras Pintadas da música.

*Só entram na lista os “maquiados de ocasião”. Ou seja, não valem artistas que passaram a carreira com a face oculta por cosméticos, como Alice Cooper, Kiss, King Diamond, Marilyn Manson e os inventores de tudo isso, Secos & Molhados.

10-Luiz Melodia – “Retrado do Artista Quando Coisa” (2001)


Alguém precisa avisar Melodia que seu talento e originalidade se garantem e dispensam qualquer forçação de barra como esta foto (e este título terrível).


9-The Kinks – “Sleepwalker” (1977)


Tampouco está à altura da importância dos Kinks esta imersão de Ray Davies pelo mundo dos “Sombras”.


8-Ney Matogrosso – “Destino de Aventureiro” (1984)


A coisa começa a melhorar aqui, com a mistura de suor, purpurina e batom de nosso herói glam. Extravagância em encartes é com ele, aliás.


7-Frank Zappa – “Joe’s Garage” (1979)


O encontro amoroso entre o esfregão e o Zappa versão negra antecipou em três décadas a máxima do “o tosco é o novo cool” de Marcelo Adnet...


6-Otto – “Condom Black” (2001)


...e inspirou Otto


5-Peter Gabriel – “Plays Live” (1983)


Para quem passara uma década tocando com bizarras máscaras à frente do Genesis – sem avisar os companheiros de banda -, até que a versão maquiada do Gabriel solo era bem light.


4-The Art Ensemble of Chicago – “Chi Congo” (1970)


Meda? Espere até escutar os solos coletivos de metais e percussão que ocupam esta radical meia hora de free jazz.


3-Caetano Veloso – “Muitos Carnavais” (1977)


Fino close em Caê no espírito Samba, Suor e Cerveja, flagrado por João Castrioto, autor de retratos de outras capas clássicas do baiano, como a do LP “Qualquer Coisa” (1975).


2-The GO-Go’s – “Beauty and The Beat” (1981)


Poucas portadas da new wave – sempre instigante esteticamente - saíram tão boas como esta.


1-David Bowie – “Aladdin Sane” (1973)


Não só Harry Potter – em série criada pelo site Next Movie - parodiou a imagem do então novo personagem criado por Bowie, uma evolução do famoso Ziggy Stardust. O inconfundível raio azul e vermelho foi parar também na face de Hommer Simpson e, em sua versão original, pode ser encontrado em capas de celular, bonecos e até em uma camiseta no guarda-roupa da Sarah Jessica Parker.

*Siga este blog também pelo twitter @maladalista

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.