quinta-feira, 5 de julho de 2012

Minha Vida, Minha História, Meu Amor


A caráter, o Mala da Lista posa para Anita

“Dani, acho que foi um presságio: quando você não estava aqui, o André foi ao nosso quarto e voltou correndo com a chupeta do Corinthians na mão, tentando tirá-la do pacote”.

A noite do primeiro título corintiano na Libertadores, que terminaria às seis da manhã com este blogueiro transfigurado, bêbado, enrolado numa bandeira preta e branca, uivando rouco e solitário sobre uma bicicleta em cruzeiro pelas ruas de Barcelona, não poderia ter começado com melhores vibrações.

Minha amada Anita, respeitabilíssima sãopaulina, confirmava as tendências alvinegras 0% forçadas de nosso filhinho de dois anos – tão pouco impostas que a chupeta estava fechada, esperando ser procurada. Confirmava, também, sua mediúnica capacidade de prever conquistas (ela mesma tinha me dito lá pelas oitavas ou quartas de final: “o Corinthians será campeão”, e em 2005 antevira o caneco do seu time bem antes da hora).

Este post, que traz a primeira lista republicada do Mala da Lista, é 100% mística futebolística. Vivi esse campeonato sul-americano tão intensamente, varando ou interrompendo a solavancos 12 madrugadas (os jogos começavam às 3 da manha da hora espanhola, e às 8 o André levanta para ir à escolinha) que só agora me dei conta que o blog completa três anos de idade exatamente... HOJE (os outros post de aniversário são este e este).

Que 5 de julho mais feliz.

Dedico o ranking abaixo, de melhores músicas sobre o Corinthians – originalmente publicado em 5 de dezembro de 2011, para celebrar nosso pentacampeonato brasileiro - ao André e a meus companheiros de sofrimento e êxtase na finalíssima capturada em trêmulas transmissões online: meu pai Ricardo, meu amigo Mário e minha irmã Adriana.

Especialmente ela, Adri, o talismã da Fiel, que na sua primeira ida a um estádio, em 1987, iluminou o Coringão em um massacre por 5 a 1 sobre o Santos. Eu passara meus primeiros dois anos de estádio (1985-1987) vendo meu time perder. Mas com ela lavaria a alma, ao lado de um pai em transe, em sua primeira - e provavelmente última -aparição em público de camisa aberta, a voz reduzida a um fio gutural de tanto xingar o uruguaio Hugo De León. Aquele jejum acabara.

Como todos os jejuns um dia acabam.

10-Jackson do Pandeiro – “Bola de Pé em Pé” (1981)
A música em princípio era sobre o Flamengo, mas o Rei do Ritmo não resistiu:
Em São Paulo eu sou Corinthians,Eu adoro o Timão
por que será que eu gosto de sofrer?
Vai ver que agora eu dei pra masoquista
Meu amor branco e preto
Às vezes me deixou na mão.



9-Negra Li e Rappin’ Hood – “Sou Corinthians” (2010)
No centenário, um verdadeiro beabá de guerreiros e suas proezas:
O gol de Viola/O chute de Basílio/ A classe do Doutor e a fé de Marcelinho

8-Xis – “Chapa o Côco” (2001)
Clássico, Timão contra us porco/ Eu vou pru estádio/ Na vitória na derrota eu to do mesmo lado

7- Demônios da Garoa – “Coríntia (Meu Amor é o Timão)” (???)
Adoniran Barbosa, o autor da canção, prestava também sensacional tributo à Zona Leste de São Paulo:
Como é bom ser alvinegro/ ontem, hoje e amanhã /Respirar o ar mistura /Do Tietê a Tatuapé

6-Branca de Neve – “Garra Corintiana” (1989)
Composta com um cidadão chamado Luiz Carlos Xuxu:
Vai, vai, vai/ São Jorge vai nos ajudar
Vai, vai, vai/ São Jorge também vai jogar

5-Rita Lee – “Amor em Preto e Branco” (1972)
Com Arnaldo Baptista, a tortura do jejum sem títulos:

4-Paulinho Nogueira e Toquinho – “20 Anos de Espera” (1974)
Antes do “Vai Corinthians” houve o “Ai Corinthians” de quem esperou 23 anos por um caneco:
Quantos domingos sombrios / Eu, eterno sonhador /Chegava em casa arrasado / Maltratava o meu grande amor

3-Gilberto Gil – “Corintiá” (1984)
Gil sabe o suficiente de futebol:
Ser corintiano é decidir/ Que todo ano a gente vai sofrer /Se enrolar no pano da bandeira/ E reclamar se o time não vencer

2-Sílvio Santos – “Transplante Corintiano” (1968)
É, tem sim algo mais corintiano do que a sede ser na Marginal Tietê: o Sílvio Santos cantando uma marchinha de carnaval sobre o time (composta por Ruth Amaral, Manoel Ferreira e Gentil Junior)
Doutor, eu não me engano / Meu coração corintiano

1-Toquinho – “Corinthians do Meu Coração” (1983)
Diretamente do navio do centenário. E salve-se quem puder:
Corinthians do meu coração / Tu és religião de janeiro a janeiro / Ser corintiano é ser além/ De ser ou não ser o primeiro
*Siga este blog também pelo Twitter @maladalista

5 comentários:

  1. Do caralho, Daniel!
    Ontem foi foda e eu nem torço pra esse seu time feio...kkkkk
    Abraço!
    Marco (Pomarico)

    ResponderExcluir
  2. Essa história de time feio é pra não deixar barato, hein? : )
    Não se ofenda. A Rachel vive me dizendo que as pessoas não entendem meu humor. Então achei melhor... kkkk
    Abraço!

    ResponderExcluir
  3. Hahahaha, Marco! Imagina, cara! Se isso entre os torcedores de futebol acabar, perde a graça! Saudações

    ResponderExcluir
  4. Fala Dani, já passei muitas e muitas horas da minha vida maldizendo seu time, mas dessa vez foi difícil torcer contra. Um time de caras gente boa, com um técnico decente, a torcida normalmente bravateira não comemorando de véspera... Foi tudo certo dessa vez. Difícil foi aguentar fogos e buzinaço alheios durante a madrugada. Mas lendo seu post me lembrei de que em 2005 eu vivi exatamente essa "volta pra casa" na madrugada de Barcelona, bêbado e feliz, ao lado do meu irmão Felipe e do Fe Gueiros... E me sensibilizei com sua situação de torcedor exilado. É difícil estar longe nessas ocasiões, por mais que você tenha aí pai e irmã, falta um pouco o senso de comunidade, de perceber que um pedaço da sua cidade sente o mesmo que você. O curioso é que só passei 2 anos da minha vida fora do Brasil (1992 e 2005), e o São Paulo foi campeão da Libertadores nas duas (talvez eu precise viajar mais). Abração !

    ResponderExcluir
  5. Grande Rô!
    Pois é, dureza isso de estar longe, né? Parece que estamos numa bolha (de silêncio), enquanto em nossa cidade o mundo está desabando de felicidade.
    Quanto a suas viagens, fica bastante em SP, ok?
    Hahahaha.

    Abração

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.