quarta-feira, 30 de maio de 2012

It was 45 years ago today




Ou quase isso. É na próxima sexta-feira, 1º de junho, o 45º aniversário do lançamento de “Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band”.

Para muitos, a obra mais importante e inovadora dos Beatles – eu adoro, mas considero “Revolver” o grande divisor de águas -, segundo outros tantos o melhor álbum da história e na opinião de alguns, até – como o escritor americano John Sellers, que classifica o oitavo trabalho de estúdio do Fab Four como “constrangedor” -, apenas um disco supervalorado.

Destrinchar “Sgt. Pepper’s...” musicalmente renderia horas de chuva no molhado. Para isso, melhor mesmo é se debruçar sobre livros como “Um ano na Vida dos Beatles e Amigos” (2007), do inglês Clinton Heylin, que investiga o que outros artistas com aspirações vanguardistas (de Velvet Underground a Pink Floyd) estavam aprontando enquanto os rapazes de Liverpool preparavam seu produto mais famoso. Minha sogra foi quem me deu (por isso ela é a minha sogra).

Mas o Mala da Lista prefere abraçar a pegada metalinguística da proposta da capa do disco, assinada por Peter Blake e Jann Harworth, na qual os Beatles celebram as personalidades que mais admiravam (de Marlon Brando a Bob Dylan, passando por Oscar Wilde e William S. Burroughs) posando como a "banda do Sargento Pimenta" na companhia de suas versões em papelão, tamanho natural.

Ficamos então com as dez melhores entre as dezenas de “releituras” do projeto de Blake e Harworth. Claro, porque também em termos de portadas satirizadas ou reverenciadas, ninguém bate os Beatles. Alguns sites especializados contabilizam até 79 sátiras ou homenagens à portada da bolacha (se contarmos as capas de álbuns como “With The Beatles”, “Let It Be” e principalmente “Abbey Road”, o número dispara).

10-Def Leppard - “Songs From the Sparkle Lounge” (2008)


Um astronauta aqui, um transformista ali, um gato, e várias fotos dos integrantes da banda em diferentes épocas. Para quem esperou mais de 40 anos para ter essa ideia, podiam ter aparecido com algo melhor.

 9-Devendra Banhart – “Cripple Crow” (2005)


With a little help of his friends, Devendra consagrava o neo-hippismo do terceiro milênio.

 8-Jun Fukamachi – “Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band” (1977)



Este levou a sério demais a mania de procurar mensagens subliminares em audições do disco de trás para frente.

 7-Peter Knight and His Orchestra – “Instrumental Beatles Themes From Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band” (196?)



Gosto de personagens como o tiozão de maleta e chapéu na ponta direita, e ainda mais do logo da banda fictícia criada por Paul McCartney – que já pensei em tatuar – colado nos livros. This list is getting better all the time.

 6-Vários – “Burning Ambitions: A History Of Punk” (1991)


Falando em livros, esta seria uma trilha sonora adequada para clássicos sobre o punk e o pós-punk como “Mate-me Por Favor” (1997), de Legs McNeil e Gillian McCain, e o fantástico “Rip it Up and Star Again” (2006), de Simon Reynolds. Toda tchurma está aí. Mark E. Smith (The Fall), Clash, Sex Pistols, Jello Biafra (Dead Kennedys), Andy Warhol...

5-Vários – “The Exotic Beatles Part II” (1995)


Coletânea de bizarras covers beatlemaníacas muito bem representada graficamente.

4-The Simpsons – “The Yellow Album” (1998)


Lovely Lisa. Troféu melhor sacada para a família Simpson desenhada à esquerda com os traços toscos das primeiras temporadas. Citação antropofágica vintage, como a reprodução dos jovens Beatles na capa original.

3-Macabre – “Sinister Slaughter” (1993)


Um corriqueiro day in the life durante o período de criação deste álbum envolvia os integrantes da banda americana de death metal pesquisando obsessivamente sobre serial killers verdadeiros, para finalmente comporem canções sobre estas dóceis criaturas. São elas que aparecem também na capa. Vai encarar?

2-Zé Ramalho – “Nação Nordestina” (2000)


Um primor. E se tivesse que ficar com um dos lindos objetos decorativos, seria a foto desbotada do casal, que não deve faltar em casa nordestina que se preze. Sobre o personagem, nem pestanejaria: Maguilão (à esquerda) na cabeça.

 1-The Mothers of Invention “We’re Only in It For The Money” (1968)


Frank Zappa (1940-1993) zombava dos hippies. Se espantava com o fato de que levassem tão a sério as mensagens do Flower Power, e achava que bandas como os Beatles havia transformado aqueles ingênuos anseios em simples produtos comerciais.

Trajando vestido curto e maria-chiquinha à frente da banda – igualmente travestida -, o Bigode vai para o trono pela coragem de questionar algo tão unânime e com tal velocidade – menos de um ano depois – e por trazer Jimi Hendrix (1942-1970) como convidado. Não um Hendrix de papelão, como o conceito original de “Sgt. Peppers...” determinava, mas o mítico guitarrista em carne e osso, na ponta direita. Foram inicialmente censurados pela gravadora, apesar do próprio Zappa ter telefonado para Paul McCartney pedindo permissão para o sarro.

*Siga este blog também pelo twitter: @maladalista

terça-feira, 8 de maio de 2012

Música visual para hospitais



Felizmente, a única sequela de minha recente temporada de visitas diárias a um ente (mais do que) querido em um hospital foi esta: uma lista de capas de discos povoadas por seres e sombras do universo dos quirófanos e corredores.

Estão todos aqui: médicos, enfermeiras e, sobretudo, os sempre pacientes... pacientes.

Saúde!

10-Three Dog Night – “Hard Labor” (1974)

Diagnóstico: overdose de mau gosto. Logo foi censurada com um band-aid:


9-Little Willie John – “Fever” (1956)

Na falta de uma esferográfica, vale tomar nota com o termômetro.

8-4 Out of 5 Doctors – “2nd Opinion” (1982)

A corriqueira visão do paciente quando a morfina bate.

7-Scorpions – “Blackout” (1982)

“My eyes! My eyes!”

6-Blink 182 – “Enema of the State” (1999)

Pelo menos nas capas essa banda acertou algum dia.

5-Blur – “Blur” (1997)

A mais realista e aflitiva do ranking.

4-Rainbow - Difficult to Cure (1981)

O cirurgião-chefe é a cara de Jack Sheppard, o médico bonzinho de “Lost”.

3-Sonic Youth – “Sonic Nurse” (2004)

Poderia ser a versão enfermeira da Kim Gordon. Fetiche puro, leia-se.

2-Radiohead – “The Bends” (1995)

Não sei o que é mais pertubador: o uso na capa de manequim de cursos para ressuscitar doentes cardíacos, ou sua semelhança com Thom Yorke.

1-Jeffrey Lewis & the Junkyard “‘Em Are I” (2009)

Ah, os “doente-múmias”. Tão essenciais para a estética do HQ quanto a bigorna caindo da cobertura de um prédio.

*Siga este blog também pelo twitter: @maladalista