sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Preto. Branco. E só.



A MTV Brasil completou 20 anos no mês passado. Mesmo com um certo atraso, é hora de prestar tributo à parte boa do legado da emissora, principalmente sua primeira década, quando o lado visual da música propriamente dita ainda era a sua prioridade.

Há muito tempo o canal mudou de rumos, para pior, mas seus primeiros anos, durante os quais o assistíamos via primitivos conversores UHF, contribuíram em muito para a evolução da estética pop no Brasil pré-internet. Para quem estava começando nesta história de fixação por música, não teve preço. O que chegava até então era escasso, muito escasso, veiculado no “Realce” e depois “Clip Trip”, ambos da xexelenta TV Gazeta com apresentação de um sujeito chamado Beto Rivera e um boneco conhecido como Capi. (Sim, um boneco. E sim, “Capi” de “Capivara”) Aproveito a inauguração da série “memória afetiva videoclípica” para reforçar o time dos Top 10 cujo critério é o videoclipe, coisa que só fiz neste post.

Neste episódio, umas das categorias visuais favoritas do Mala da Lista: os clipes em preto e branco que mais marcaram a sua vida. Não por acaso, vários são do período inicial da “Emitevê”, como diz Caetano Veloso.

10-Leonard Cohen – “First We Take Manhattan” (1988)

É enigmático como a música em si, uma a bizarramente bem-sucedida tentativa de Cohen de fazer dance music. É velho, mas só o conheci recentemente, quando inclusive já havia presenciado Cohen tocando a música num indescritivelmente brilhante show em Barcelona há pouco mais de um ano.



9-Los Hermanos – “Sentimental” (2001)

A ruptura dos Los Hermanos com a febre “Anna Julia” foi além da música. Quando lançaram o surpreendente “O Bloco do Eu Sozinho”, também deixaram de lado os videoclipes convencionais. E se em “Todo o Carnaval tem Seu fim” se metiam em sacos e pulavam em câmera lenta e em “Fingi na Hora de Rir” recorriam à imagens caseiras de uma festa de quinze anos, em “Sentimental” eles quiseram registrar o entediante cotidiano de um pacato cidadão em super 8 e sem cores. O cara toma café na padoca, conversa com o colega de repartição e até abraça uma árvore – é, nem tão entediante assim -, enquanto o mundo desmorona na torturada interpretação da banda. O roteiro é de um dos dois líderes, Rodrigo Amarante.


8-Massive Attack – “Daydreaming” (1991)

Lembro bem que, aos doze anos, ainda não entendia o som do grupo de Bristol. Mas já sabia de alguma maneira que algo sério vinha por ali e apreciava o aspecto artístico do clipe que, além de belo, é histórico por captar a primeira encarnação do grupo, com Tricky (o segundo a rimar, depois de Robert Del Naja) e Shara Nelson.


7-Red Hot Chili Peppers – “Give it Away” (1991)

Já é que para ser nostálgico: ah, como era bom o Red Hot Chili Peppers de 1991. No auge da forma da banda, com o essencial “Bloo Sugar Sex Magik”, recém-lançado, tudo o que eles faziam era legal. Inclusive este inesquecível clipe, que alavancou a carreira do fotógrafo e diretor francês, Stéphane Sednaoui, que depois viria a dirigir outros clássicos, como “Today”, dos Smashing Pumpkins, e “Big Time Sensuality”, de Björk, ambos de 1993.


6-Pet Shop Boys – “Being Boring” (1990)

Bruce Webber, diretor de um dos grandes documentários em PB da música - “Let’s Get Lost” (1989), sobre o jazzista Chet Baker -, cuidou do mais elegante trabalho desta lista. E o mais gay friendly, a julgar pelas bundas masculinas de modelos Calvin Klein que transitam de fora. Detalhe nonsense imperdível: no minuto 2” 49’, um macaco atravessa a sala patinando, vestido em smoking.


5-Depeche Mode “Never Let Me Down Again” (1987)

E já que falamos em diretores que são grife, vamos direto ao maior deles: Anton Corbijn. Aqui, o holandês registra a passagem ao estrelato arty de uma de suas bandas-fetiche, da qual vem assinando quase todos os videoclipes em três décadas de trajetória (vários em PB). Bem ao seu estilo, faz com que a letra - aparentemente sobre um viciado na fissura esperando o traficante - não coincida com as imagens, nas quais um jovem David Gahan toma café com um sósia do humorista Millôr Fernandes.


4-Portishead – “All Mine” (1997)

Tirem as crianças da sala. Eis o possivelmente mais - com o perdão do espanholismo -escalofriante videoclipe já produzido. E ao mesmo tempo um dos mais baratos. Tudo por culpa da jovem e estranhíssima protagonista, uma versão miniatura da vocalista Beth Gibbons (será que é a sua sobrinha? Aí seria definitivamente o mais barato da história) que interpreta de maneira fantasmagórica uma canção já sinistríssima. Uma obra de arte desconcertante.


3-Bob Dylan – “Subterranean Homesick Blues” (1965)

Um dos mais influentes e parodiados videoclipes - o INXS e Weird Al Yancovich parodiou – é na verdade um promo de “Don’t Look Back” fabuloso documentário de D.A. Pennebaker sobre a turnê inglesa que Dylan fez em 1965. Mas mesmo sem querer, entrou para a história por criar um lance assim, super “proposta”, ao invés de simplesmente filmar um artista no palco, como mandava a cartilha da época.

Octagenário e ainda firmão, o Pennebaker marcou presença numa sessão do filme à qual fui há duas semanas aqui em Barcelona. Bem-humorado, foi sincero ao dizer que não lembra de quase nada dos bastidores da lendária produção. Não explicou nem o porquê da presença no clipe do cantor Bob Neuwirth e do maior arroz-de-festa dos poetas beatniks, Allen Ginsberg.


2-Chris Isaak – “Wicked Game” (1991)

Como os torcedores do Santos Futebol Clube, o negócio de Herb Ritts era um “alvinegro praiano”. Afinal, entre as obsessões do falecido diretor e fotógrafo de moda americano estavam os videoclipes filmados em preto e branco e ambientados em praias. Em 1989, emplacara “Cherish”, de Madonna, já com uma certa repercussão. Mas virou o mundo de cabeça para baixo mesmo com este, flagra do eterno amasso de Chris Isaak com a top model dinamarquesa Helena Christensen (em topless), nas areias do Havaí. A própria MTV o consagraria como o clipe mais sexy de todos os tempos.


1-Joy Division – “Atmosphere” (1988)

Em 1980, a música foi usada como trilha sonora pós-aviso do suicídio do Ian Curtis pelo mítico radialista John Peel. Oito anos depois, Anton Corbijn – ele de novo – quis homenagear sua outra banda de estimação com o mais poeticamente dark dos clipes. Acabou concebendo a versão visual do canto do cisne de Curtis proposto por Peel. E, enquanto dirigia misteriosos encapuzados carregando imagens do vocalista, Corbijn provavelmente profetizou: dali a quase 20 anos utilizaria a mesma estética bela e desiludida para a biopic de Curtis, “Control”.


sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Barba, cabelo, plumas e paetês


Laerte (Foto de Augusto Gomes - Ig)

É hora de falar do verdadeiro assunto da semana. Eleições? Mas é claro que não. Me refiro à nova fase do Laerte, que agora só se veste de mulher.

O cartunista é um crossdresser, termo que, confesso, não conhecia. Não é travesti ou transexual. Nem necessariamente homossexual (Laerte, por exemplo, tem namorada). Os crossdressers, como o genial autor de “Piratas do Tietê”, aderem a hábitos estéticos femininos – aí incluem-se idas à depilação e manicure – por motivos que vão da performance artística à, em seu caso, investigação antropológica. Laerte diz que quis colocar-se na pele de uma mulher para conhecer mais a fundo nuances (e preços!) da vaidade estética feminina. Foi muito é macho, e o resultado de seu experimento é, ao mesmo tempo, surpreendente, corajoso e hilariante. Ele agora é uma pacata senhora de 60 anos.

A reviravolta do guarda-roupa – para dizer o mínimo – de Laerte lembrou ao Mala da Lista que, no mundo da música, esse lance de homem se vestir de mulher é algo relativamente normal. E quis fazer um top 10 dos exemplos mais bombásticos exemplos, aí sim incluindo não apenas crossdressers como as vertentes mais à esquerda da modalidade, tais quais travestis e transexuais. Eles são pop, e como são...

Já explico antes que não é questão de meter todo mundo no mesmo saco. As listas deste blog têm critérios, e o critério aqui é o elemento “popstar homem vestido de mulher”. Divergem quanto a serem crossdressers esporádicos, travestis ou transexuais. Em comum, têm o impacto que causam pela opção estética.

*Menção honrosa para todos os astros ligados ou influenciados pelo glam rock (de Bowie a Brian Molko, de Ney Matogrosso a Boy George). Não dá para dizer que se vestem ou vestiam de mulher. Nem de homem. É um meio termo, taí a magia da coisa.


10-Kim Petras
Descrita como “a mais jovem transexual do mundo” por ter trocado de sexo aos 16 anos (há controvérsias: outro dia vi na TV espanhola um pré-adolescente que passaria pela cirurgia), a alemã Kim (ex-Tim) Petras, conseguiu alavancar sua carreira de cantora teen pelos tablóides. Entre as notícias que nutriram o burburinho, a de que já fazia tratamento hormonal desde os 12 anos (agora ela tem 18).




9-Marilyn Manson
Ele teve sua fase travesti (na verdade um travesti alienígena) no disco “Mechanical Animals”, de 1998, em que usou seios postiços para encarnar o alter-ego Omega.




8-RuPaul
A gigantesca drag queen americana já nasceu com pseudônimo artístico (RuPaul Andre Charles é seu nome de batismo) e migrou dos cabarés para a TV e a música. Lançou cinco discos de poperó grudento entre 1993 e 2006 e brilhou ao lado de Elton John, lhe aplicando broncas e abraços de urso no clipe desta releitura farofenta de “Don’t Go Breaking My Heart”, antigo sucesso do baixinho:




7-Pete Burns (Dead or Alive)
Em 1985, quando o Dead or Alive estourou mundialmente com o hit “You Spin me Round”, Pete Burns era apenas um vocalista ultra-afeminado como tantos outros. Nada que o diferenciasse especialmente de Boy George ou do grupo Army of Lovers, que surgiu um pouco depois (aquele do bigodudo ruivo e da do sujeito com pinta de cigano de peito cabeludo). Mas passado o desbunde daqueles dias, Burns pagou micos em reality shows, chafurdou na decadência e montou e desmontou novas versões do grupo, a cada aparição ressurgindo mais transformado fisicamente. Neste mini documentário recente, dá para ver que a quantidade atual de botox em sua boca daria para saciar três Martas Suplicys, ou duas Nicoles Kidmans e meia. (O assunto na verdade é sério: o vídeo mostra o episódio em que Burns teve uma tenebrosa overdose de encherto bucal).




6-Rogéria
Astolfo Barroso Pinto, nacionalmente conhecido como a transformista Rogéria, tem 67 anos e mais de 50 dedicados ao cinema e à televisão. E também solta o vozeirão, como podemos ver a partir dos 40 segundos deste vídeo extraído da peça “Seven o Musical”. Não dá para esquecer a primeira aparição de Rogéria em nossas vidas. A minha primeira foi numa novela da Globo cujo nome não me lembro. Em uma cena, o personagem dela se irritava e berrava: “porra, meu nome é Valdemar!”.
 


5-Nomi (Hercules and Love Affair)
Foi o andrógino Antony Hegarty (Antony and the Johnsons) que, com suas colaborações vocais no disco homônimo de estreia desta banda, deu-lhe a forcinha extra necessária para o sucesso no meio indie eletrônico. A principal voz herculeana é da exuberante transexual Nomi, que antes já tinha no currículo um disco solo e também turnês ao lado do próprio Anthony. Admito que quando eu vi o bom show do grupo, no Sónar 2008, falei: “que mulherão!”.




4-Roberta Close
Essa foi guerreira. Em pleno Brasil recém-saído da ditadura, fez operação para trocar o sexo e começou uma disputa para que pudesse mudar de gênero e nome (de Luiz Roberto para Roberta), algo que conseguiu mais mais de dez anos depois. De quebra ainda gravou pérolas para pista como esta, “Sou Assim”. Atenção para o recado final: “eu sou a gatinha, eu sou a gata, miau para todos”.




3-New York Dolls
Os primeiros crossdressers da música pop não queriam apenas saber de garotas, doses cavalares de heroína e (auto) destruição. Também estavam ligadíssimos em sapatos-plataforma, saias, maquiagem. O marketing de um grupo com caras tão podres e que ainda por cima se vestiam de mulher não podia dar em outra. A maneira de ser “macho” e ao mesmo tempo aparecer com roupas femininas influenciaria toda a geração do metal farofa oitenteiro (Poison, Wasp...), resvalando também para nomes mais respeitados como Aerosmith e Guns n’Roses.




2-Jayne County

Quando ainda atendia por Wayne County e atuava em filmes de Andy Warhol, no começo dos anos 1970, Jayne já barbarizava não só por entrar em cena travestida, mas por cuspir sangue de galinha na plateia, fosse ela underground ou não. Ainda na ativa, a transexual é considerada, juntamente com os Dolls, uma das precursoras perdidas do punk americano, pela atitude, o som cru e claro, o visual. Teve o careta - é, talvez nem tanto - The Police como banda de apoio no começo da carreira.




1-Wendy Carlos


Todo um clássico. Esta senhora septuagenária aí da foto (aqui o link para uma entrevista com ela)ainda se chamava Walter Carlos quando assinou a inesquecível trilha sonora de “A Clockwork Orange”, de Stanley Kubrick, em 1972. Logo em seguida trocou de sexo e o nome, mas não alterou em nada sua peculiaridade musical, a de converter obras eruditas – Beethoven e Rossini, entre outros - em futurísticas peças executadas no sintetizador Moog. Lembro desta célebre transgender de terceira idade toda vez que vejo o travesti veterano morador do meu bairro, o gloriosamente diversificado Poble Sec.